Anuncios

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Evolução dos preços da Goma Resina

O ano de 2012 foi praticamente estável para o setor resineiro, com preços pagos ao produtor entre R$ 1200,00 e 1400,00/MT. Diferentemente de 2011 que os preços alcançaram valores acima de R$ 4 mil/MT, devido a fatores externos e aumento na demanda.
Com valores atualizados no fechamento de Dezembro/12, podemos observar a evolução dos preços da goma resina desde o ano de 1984, cotado em dólar, com linha de tendência exponencial (linha azul).
Os dados são baseados em pesquisas do IEA - Instituto de Economia Agrícola, da ARESB - Associação dos Resinadores do Brasil, cotações de câmbio da ACSP - Associação Comercial de São Paulo, e pesquisa junto a indústrias consumidoras.

Gráfico da evolução de preços da goma resina in natura, posto floresta. Valores em Dólar, período entre 1984 e 2012.


Segue também o gráfico com a cotação em Reais, separadamente por tipo de resina, elliottii e tropical, médias apuradas pela ARESB e IEA, e médias apuradas em cotações de mercado. Dados do período entre 2001 e 2012. Fechamento de Dezembro/12.

Em janeiro as compras de goma in natura, iniciaram numa leve tendência de alta devido a demanda por parte das indústrias, que tem fortalecido as vendas de derivados no mercado interno e externo, visto que a China diminuiu a produção em 2012. Nota-se no gráfico abaixo, que os preços do breu, commoditie negociada na bolsa chinesa, que no mês de março/12 iniciou uma tendência de baixa acentuada até meados de julho, quando retomou a tendência de alta, e em novembro novamente iniciou uma queda após chegar no preço máximo do ano. Desde então os preços seguem numa "zona de congestão" ou como se diz no mercado financeiro, numa "zona de convergência", ou indefinição. Lembrando que por ser o breu uma commoditie agrícola, os princípios da análise técnica são os mesmos de qualquer outra, como ocorre no milho, soja ou boi.

Segue o gráfico de 2012 e início de 2013 (atualizada hoje 29/01). Comentada



Por Thannar Bubna

Direitos Autorais Reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita em nosso blog. Deixe seu comentário ou sugestão.

PagSeguro UOL

Video sobre resineiros em Portugal